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  • AVALIAÇÃO DE MARCAS

A mensuração do valor de Marcas e Patentes é um serviço complexo e deve ser feito de forma correta e segura. A partir da avaliação, estes ativos podem ser vendidos ou comprados.

A Souza Marcas e Patentes pode representar, em muitos casos, um valor superior à soma de todos os bens tangíveis de uma instituição, dadas as suas características de representação no mercado. Essa necessidade de avaliação tornou-se mais evidente após a globalização, tendo em vista inúmeros desafios, riscos e oportunidades que um mercado sem fronteiras oferece.

Possuímos profissionais especializados e trabalha com métodos e critérios específicos e reconhecidos para a avaliação de marcas e patentes.

 

Aspectos Jurídicos Tributários

Ativo imobilizado em base legal (lei 6404/76 das S/A) para lastro de garantia real de operações de crédito, refinanciamento, parcelamento, debêntures, etc. (institutos públicos e privados);

- Apresentação da relação de capital de terceiros/próprios (grau de endividamento) mais favorável;

- Apuração de acervo líquido (patrimônio social efetivo) nos processos de cisão, fusão ou incorporação (leis 6404/76, 1598/77, 8981/95 e 9065/95).

 

Aspectos Comerciais

- Determinar valores econômicos de franquias (ativos e passivos);

- Adequação patrimonial para futura abertura de capital (Bolsa de Valores);

- Suporte econômico para negociação de aquisição: cessões de tecnologia, processos industriais, concessões públicas e privadas, linhas de produtos e outros ativos;

- Suporte econômico para acordos comerciais e parcerias;

- Avaliação econômica de direito Macário;

- Correto dimensionado do ativo permanente;

- Expressão mais acurada do patrimônio líquido;

- O valor da marca do imobilizado técnico, deve ser igual ao valor da marca – no patrimônio líquido;

- O valor de marca não incide em aumento no imposto de renda, desde que conste como reserva de reavaliação durante cinco anos, a partir da data do lançamento ou balancete;

- No Brasil já existem instituições financeiras aceitando o valor de marca como garantia de financiamento;

- É realizada uma pesquisa qualitativa com clientes e fornecedores para avaliação da imagem da marca, isto é, como ela está sendo percebida no mercado.

  

Documentos Necessários

- Três últimos balanços;

- Último balancete;

- Contratos comerciais (quando for o caso de franquias, concessões);

- Breve histórico da empresa;

- Perfil dos clientes;

- Amostra da carteira de clientes (no mínimo 5%);

- Dados da amostra: nome, endereço, CEP, fax, fone, e-mail, pessoa de contato;

- Segmentação de mercado nacional e internacional (se for o caso);

- Principais concorrentes;

- Lista de preços (quando for o caso);

- Perfil de faturamento por produto;

- Investimento em pesquisa e desenvolvimento;

- Investimento em propaganda e publicidade;

- Contratos de locação, pontos comerciais, quando for o caso;

- Benfeitorias em bens de terceiros;

- Classificação dos registros ou encaminhamentos junto ao INPI;

- Outras informações relevantes;

- Procuração e Contrato de Autorização.

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